domingo, 26 de agosto de 2012

Vergonha!!!!


Colocado por Alex Pais

"A provável anulação das sete vitórias no Tour a Lance Armstrong é, talvez, a maior deceção que o desporto me proporciona desde a primeira vez que o Belenenses desceu de divisão, há 30 anos.

Nos últimos tempos, têm-se repetido os casos de ciclistas que são apanhados nas malhas do doping, lançando a confusão sobre os adeptos que vibram com a modalidade mas que não conseguem libertar-se da dúvida: serão as vitórias de hoje anuladas amanhã?





Pessoalmente, não aceito qualquer tipo de batota na competição desportiva e acho que vale sempre a pena lutar pela verdade. Até porque na vida de todos os dias o combate aos batoteiros corre maiores riscos de insucesso, pois o seu poder é já imenso, como se sabe. São mais e provavelmente mais fortes.

Se num atleta, que conhece bem o que deve e o que não deve tomar, é detetado o uso de qualquer substância proibida, a consequência só pode ser a punição e a retirada dos benefícios colhidos através desse recurso ilegal.

O problema é que Armstrong ganhou sete vezes e não uma, e foi escrutinado pelos “vampiros” em milhares de ocasiões, muitas delas nos locais mais inesperados e nas horas mais improváveis. Nunca foi apanhado. Nem sequer há dois ou três anos, quando correu duas voltas a França já perto dos 40, e quando poderia ser tentado a recorrer a umas... “ajudas”.

O campeoníssimo norte-americano é apenas condenado pela agência antidopagem do seu país porque alguns ex-“amigos”, que deixaram de precisar dele para ganhar a vidinha, aceitaram declarar – vá lá saber-se debaixo de que pressões e com o aceno de que bene$$es – que o viram dopar-se!

É esta forma de fazer justiça que me repugna, e mais nojo me mete que proezas inultrapassáveis, conseguidas no terreno com dor e abnegação, possam ser anuladas, no ar condicionado das secretarias, pelo ódio, pela inveja e pela fantasia. Derrotar um “imortal” através da condenação sem factos – eis a suprema glória dos fracassados. E um triste sinal do pobre Mundo em que vivemos."

Canto direto, crónica publicada na edição impressa de Record de 25 agosto 2012

Este texto retrata bem aquilo que sinto. Repugnância pela era moderna e pelos poderes ocultos que se movem por trás de tudo o que conheço, inclusive o desporto.

Eddie Merkcx, Indurain, Joaquim Agostinho, Jalabert, são apenas alguns exemplos de gente que foi associada ao mundo do dopping no ciclismo e que foi castigada em seu devido tempo, mas sempre com provas bem dadas de que tinham prevaricado.
Lance Armstrong, que nunca acusou nada e que sempre foi alvo de suspeições, é-lhe aplicada a maior penalização de sempre. Retiram-lhe os sete tours ganhos com muita dor e suor, recorde-se, sem uma única amostra positiva.

Para mim e como tudo na vida hoje em dia, não contam os feitos, contam os interesses e os gigantes do dinheiro e esses conseguem o impossível.

Acho que de tudo isto só sai prejudicado o próprio ciclismo, pois eu e muitos milhares por aí fora, não deixam de considerar Lance Armstrong como o maior ciclista de sempre, mas nunca mais confio no ciclismo em si. Uma farsa aonde ganha quem interessa, enquanto interessa, se o interesse for atribuir a vitória a outros, assim acontece.

Segui a volta de 2007 e a desclassificação de Michael Rasmussen, a favor de Contador é um excelente exemplo disso.
Todos sabiam que tinha falhado uns controles, deixaram-no correr, chegando à amarela e quando se viu que ía mesmo ganhar o Tour, tiram-lhe aí, a carpete debaixo dos pés e este é apenas um exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário