terça-feira, 31 de maio de 2011

3675,56...

6 mecos 2011 por silvioferraz no Garmin Connect - Detalhes



Quando em 2009, me meti na chamada :"Volta aos Mecos", não fazia ideia no que me estava a meter. Empeno Brutal, dia inteiro a pedalar e em terreno muito pouco simpático para o efeito.

Já no passado domingo (29/05/2011), sabia muito bem que ía levar outro igual ou pior, pois para mim, esta versão dos mecos (Mecos de Gaia), é bem mais dura.
Os mecos a visitar nesta versão são sete: Monte da Virgem, Arnelas, Marco dos 4 Conselhos, Monte S. Domingos, Serra da Boneca, Santa Iria e Serra de Pias. Ufa que até cansa só de escrever. Os artistas (Grifo, Fernando, Furriel, Filipe, Bruno e Sílvio), resistentes que fizeram 6 dos 7 mecos foram corajosos, pois durante o dia apanhamos de tudo. Uma amplitude térmica fora do vulgar (17 a 33º), sol abrasador, chuva e vento, ou seja, foi um dia com um clima muito instável que nos acompanhou.

A partida para a aventura começou às 08h00 da manhã e logo se começa a subir, para o primeiro meco que é o do Monte da Virgem. Este foi feito numa hora, com alguns contratempos pelo meio. O Miguel furou e obrigou-nos a uma paragem logo a começar. Foto tirada no meco e lá arrancamos para a bela Vila de Arnelas, com a sua descida vertiginosa e subida a condizer. 10h00 da manhã e segunda foto tirada.
Próximo passo, almoço em Canedo, mas para lá chegar ainda iriamos ter o prazer de pedalar por alguns dos melhores trilhos de Gaia e a companhia do Miguel Nunes e do Root, que em Canedo acabariam por desistir. Dada a dureza do percurso, era de esperar algumas baixas.
Barriguinha forrada, lá arrancamos para o meco seguinte e aqui é que as dificuldades começam a apertar, com subidas bastante longas, debaixo dum sol intenso e com temperaturas sempre acima de 30º Célsius. Duro! Foi também aqui que a bela Rocky Mountain Element, emprestada pelo João Marinho ao Filipe se começou a queixar dos rolamentos da pedaleira e do cubo traseiro. Começamos a ver as coisas mal paradas e não fosse o Filipe um guerreiro, tinha acabado logo ali. Nem pensar, o que a bike precisava era dum aumento de ritmo a que o Filipe correspondeu e os rolamentos lá começaram a girar. Mais umas fotos no 3º meco e aqui começavam a surgir paisagens muito boas, cujas máquinas de fotografar imortalizaram.
Arranque para um dos montes mais duros. S. Domingos!
Fácil de resumir. Depois de atravessar o rio Arda em Canedo, a ordem á subir, subir e quando se pensava que não subia mais, subir outra vez. Quando se chega lá ao alto, UAU! Lá começam as máquinas a disparar em tudo quanto é direcção.
Hidratar, comer algo, pois do Monte de S. Domingos víamos perfeitamente o que nos esperava. Serra da Boneca, que para lá chegarmos ainda tinhamos muito que andar, cerca de 30 Km, até ao início da subida e depois uns 10 Km a dar duro para atingir o ponto mais alto do passeio, 507 mts de altitude e já todos a pensar que afinal íamos conseguir, pois o pior já passou. Nem por isso!
A trovoada que sempre ouviamos ao longe durante todo o dia, finalmente apanhou-nos e com ela veio a chuva e o frio e dali para a frente tudo mudou, menos a boa disposição, hehe.
Desce outra vez e lá fomos atacar o meco que está escondido. Santa Iria que íria mesmo ser o último, pois só dois de nós traziamos luzes (não foi por falta de aviso), e a noite já caía serrada. Todos estavamos extremamente cansados, mas tenho a certeza que com luzes ninguém iria para casa sem visitar o último e talvez o mais fácil dos mecos todos. PIAS!

Eram 23h00 quando chegamos ao ponto de encontro, depois dum dia de camaradagem, dureza, boa disposição e de puro btt. Como disse o Bruno: "Vocês a fazerem Btt assim, vão morrer cedo!"
Nem por isso, vamos é viver mais tempo para fazermos muitos destes.

FOTOS

FOTOS

FOTOS

Se não pedalares...

2 comentários:

  1. Muito bom o relato. Claro que melhor do que ler, só mesmo estar presente ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu diria que o relato não faz justiça nenhuma (zero), à experiência que tivemos no terreno...mas
    é o que se arranja. Abraço

    PS - O teu está muito bom!

    ResponderEliminar