sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Gerês...



Finalmente pedalei no gerês. E foi logo num percurso de 2000 mts de acumulado.

Inicialmente prevista uma saída às Fisgas do Ermelo, a desistência de um dos companheiros, fez elevar a fasquia, pois quem me acompanhou foi o Manuel e esse, anda melhor do que eu (também não é preciso muito, hehe). O desvio foi para a Vila do Gerês, de onde partíamos para uma aventura de dia inteiro naquela zona, com passagem pelos mais embelemáticos locais da mesma.


Sendo um track GPS do Indy, começamos com muitas cautelas, pois esse rapazito pedala... bem... muito bem aliás. Em boa hora o fizemos pois o percurso, parece que nunca desce, embora as descidas como a da Rota das sombras, custem tanto a fazêr como as duras subidas.


Aqui tive direito a uma capicua, sem danos de maiores, mas que me deixou logo em sentido e muito mais atento, pois a dificuldade técnica era grande e o entusiasmo também.
O calor apertou e quando chegamos à Vila de Torneiros (Termas), era hora do almoço e não perdi tempo a deitar abaixo uma loirinha bem fresca. A seguir veio o Choletton de 3 dedos de altura a acompanhar mais duas loirinhas, xiiii. Para o manuel, mesma receita, mas sem alcool. Nesta bela Vila acontece o insólito... aparecem-nos os domingueiros que íam em direcção a Santiago de Compostela. Ainda convidamos para beber uma "copa" com a gente, mas aquilo era malta que levava horário de certeza, pois meia dúzia de palavras curtas e puseram-se a mexer.
Bem alimentados lá fomos para o alto do Xurês, sempre em ascendente até à fronteira, aonde iniciamos a descida para as lagoas do lado de Portugal e aonde eu me banhei pela primeira vez este verão.


Água bem gélida como se quer na montanha a lavar corpo e alma. Com este banho saí mesmo satisfeitinho do Gerês. A companhia do Manuel foi do melhor e das paisagens envolventes nem faço comentários, pois são indescritíveis... só visitando.



Se não pedalares... dá um passeio no gerês (ABSOLUTAMENTE OBRIGATÓRIO)

2 comentários:

  1. Muito bom as sombras....
    Espero que tenhas feito aquele trilho quebra ossos mesmo no fundo do Vale :)

    E pelo que li, levaste com as Sandochas de metro :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Nem mais... mas das sandochas eu fugi. Almoçamos um Cholleton de três dedos que isso é que é comida. Fast Food não!

    ResponderEliminar