domingo, 30 de maio de 2010


Decidido a saír de fininha este Domingo, os amigos trocam-me as voltas e lá me convencem a visitar os novos trilhos que descobriram por Sandim. Em boa hora o fizeram, pois de subida em subida, e muitos sigletracks à mistura, o acumulado final ultrapassou os 1000 mts. Um bom empeno, sim senhor.
A saída e a chegada foi de casa, acompanhado pelo Manuel. Num instante nos pusemos em Sandim, aonde nos esperavam 4 Batoteiros.
Dos trilhos, só posso dizer, que nem sabia que havia em Gaia, zonas daquelas para pedalar, as que conhecia já eram boas, estas são fenomenais.
Dureza! Bem quem já pedalou por Sandim, acho que nem precisa de estar para aqui a ler algo sobre o assunto, no gráfico de altimetria, lá estão as paredes.
A surpresa! Tanto eu como o Manuel estavamos hoje, abandonados pela família e a proveitando uma pausa sugerida pelo Joel Batoteiro para uma preta. decidimos almoçar mesmo por ali. Um cabritinho muito bem confeccionado a acompanhar... mais uma preta.
Estavamos a 12 km de casa. Bem almoçados, bem empenados... enfim... satisfeitinhos!

Se não pedalares...Um cabrito no rest. Bom Dia é uma excelente opção.

domingo, 23 de maio de 2010

Furadouro...

De longe a longe, visto gostar é de andar no meio das montanhas, lá faço uma voltinha junto ao Mar. Hoje com temperaturas a rondar os 25º e pouco vento, era o dia ideal para o fazêr.

09h00 à porta do Pedro, meu bom acompanheiro de pedalada, lá nos lançamos juntinho ao mar até essa bela vila piscatória e boa zona balnear.
O Trajecto não foi o mais directo nem o mais rápido, pois a ideia era mesmo gozar as vistas e sendo assim, fomos pela marginal de Gaia e depois apanhamos a estrada da mata de Esmoriz, aonde rolamos com mais um par de ciclistas de fim de semana, tal como nós. Aqui rolou-se já a bom ritmo, se fossemos mais 2 ou 3...

Pretinha no Furadouro, que já está bem atolhado de veraneantes e como todos os domingos, com muita bicicleta por lá a rolar, também para de seguida apanhar a Nº1 junto À Big Cansi, com a obrigatória passagem na parede de Santa Maria da Feira.
Chegados à Nº1, foi sempre a rolar até casa.

De salientar que tive mais dois furos e que já me preocupa, tanta avaria, sempre que saio de casa. Tenho pedalado menos e avariado muito mais, fonix!

Se não pedalares... também não furas!

domingo, 16 de maio de 2010

Parti um Drop Out...


É verdade, já levo uns anitos a pedalar e embora já tenha visto muitos a entregar a alma ao criador, amim nunca me tinha acontecido. Mais... depois dessa avaria, um furo!
Mas que raios... Drop Out partido !?!?

Hoje fui com o amigo Manuel batoteiro, bater uns trilhos em Canelas, com a promessa de que, de seguida iría conhecer o que de melhor Crestuma tem para dar. Passo nessa bela Vila muitas vezes, mas sempre de fininha e o Manuel prometeu que me iría apresentar aos mesmos, mas com algum tempo perdido a reparar a bike, não houve tempo.
Seja como for, houve troca de galhardetes, pois como prometido, ele estava no ponto de encontro à hora combinada e como prometido, o passeio acabou à porta dele.
Foi todo ele feito a bom ritmo e com boa conversa sempre pelo meio.

39 Km à média de 15 Km/h
1 Drop Out partido
1 furo

Se não pedalares... agora, depois custa-te mais.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O Manuel, conheceu a Assunção...


Hoje foi dia de visitar a Assunção. Prometi que lá levava o Manuel e assim foi, foram convenientemente apresentados com pompa e circunstãncia.



O caminho para lá foi o mais directo possível, de forma a criar poucas mazelas, pois o Manuel queixava-se, que há mais de um mês que não fazia amôr (leia-se pedalava, hehe). Eu sabia que a Assunção lhe tiraria a ferrugem toda.
Então assim foi, Gaia, Alto da Maia ( aqui encontramoso valente Filipe), Nac 105 e upa upa até lá acima. No regresso e como o vi muito fresquinho, lá fomos visitar Passos de Ferreira, senão ele dizia que daquilo papava ele ao pequeno almoço.

Sobe e desce até Meixomil e depois a saborosa descida a Passos de Ferreira, sempre acima dos 50 km/h. De lá é sempre a rolar até Campo, aonde se vão encontrar mais algumas dificuldades (entendam-se subidas) até ao Alto de Valongo.

Já andava há muito para testar o que fizemos hoje de novidade e fiquei muito contente de o ter feito. O regresso por Rio Tinto, Freixo, Marginal. Fantástico, bem mais agradável que pelo centro do Porto e com certeza a referencia para o regresso, sempre que vier daqueles lados.

Foram 93 Km à média de 24 Km/h

Se não pedalares...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Chinês...


O Chinês está de volta e quase em forma. Os ares frios da china conservam o corpo humano e o artista parece que foi ontem que saíu de cá, pois está com um andamento não muito diferente do que levou para lá.
Nos copos diz que ninguém lhe leva a melhor...
- Ó grande amigo, está na terra do bom vinho! Passaste 6 meses a beber zurrapas e aqui a malta a beber do bom... Super Bock, amigo... Super Bock! PRETA



Copos à parte. Demos uma volta que começa bem no centro da Vila de Canedo e que acaba em Pédorido, com alguns dos melhores trilhos que conheço. Pelo meio encontra-se uma subida descomunal de 4 km seguida de uma descida do mesmo calibre, que só pára junto ao Rio Arda, com a sua bela esplanada, aonde a malta se reforça, para o troço final de 12 km.



Estes últimos feitos em estrada, sempre com beleza natural para dar e vender, não estivessemos no conselho de Castelo de Paiva.



Foram 36 km com 900 mts de desnível acumulado à média de 13 km/h. Nada mau!

Se não pedalares... vai à Esplanada do Arda, sítio bem bonito.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Um Blog ao abandono...

Abandonado!!

Pois está, mas por uma boa causa. A minha cabeça neste momento anda a mil, pois estou a reorganizar a minha vida e embora com algum tempo livre, as preocupações não me permitem escrever tanto como queria.
Escrever não, mas desde o último post que já levo mais 300 km entre trilhos e estradas daqui da zona. Se há coisa que me tem ajudado a ultrapassar esta difícil fase da minha vida, é o desporto. Um bem haja ao mesmo.



Está na fornalha já para dia 3 de Junho, mais uma valente travessia a Santiago, desta feita pela Geira Romana e aí se tudo correr bem, terei muito por onde escrever.

Se não pedalares... acredita que a vida é muito mais difícil.