terça-feira, 30 de março de 2010

Desta vez fui mesmo...



Depois de muitos convites aos belos montes de Canedo, que infelizmente fui recusando, tal era a dureza que ouvia falar daqueles trilhos. MEDO!!


Desta vez não estive à espera de nenhum convite. Como de costume, ultimamente, agarrei num track gps da zona e fiz-me à estrada, mais propriamente aos trilhos.

Comecei bem no centro da Vila de Canedo, o destino era a Vila de Pedorido.



Os trilhos são realmente do melhor, com estradões de bom piso, calçadas fantásticas e mais ou menos a meio, uma subida de 4Km, sim 4, ouviram bem, que vai dos 27 mts de altitude aos 320.



Como tudo o que sobe também desce, as descidas não poderiam ser melhores, algumas até um pouco assustadoras, pricipalmente para quem vai pedalar sozinho. Há que ter algum juízo e refrear, pois por ali nem o diabo passa e se algo acontece...



Chegada a Pedorido, outra vez a roçar a altitude do mar (hehe), há que dar ao zainete, pois até Canedo novamente são 12 Km, com mais uma subida de 4, mesmo no final, estes 12 já feitos por estrada.



Se não pedalares...

sábado, 27 de março de 2010

Mortinho por um empeno...

Andava mortinho por apanhar um bom empeno, que na maioria das vezes se traduz num excelente passeio de bike. Para o empeno ainda não foi desta, mas o passeio excedeu todas as expectativas.

Foi do género. Um colega do fórumciclismo colocou um percurso que vai realizar este domingo com bastante informação. Quando vi que percurso era, foi tipo amor à primeira vista. Perto de casa, numa das zonas mais bonitas de Portugal e já com uma extensão razoável. Só faltava o mais difícil, arranjar uns empenados como eu e que gostassem deste tipo de passeios igualmente. Trio de luxo!

Eu, o Pedro e o Filipe, atacamos este belíssimo percurso.



Zona montanhosa e com boa estrada (quase sempre), vistas magníficas e companhia do melhor.


Este foi o melhor passeio de estrada que fiz até à data, senão um dos melhores em cima duma bike de sempre!

Fotos:

O início...

A subida mais longa...

Aqui já deslumbrava...

Já perto de Chão D´ave...

No sopé da Freita, a obr. PRETA...

Pertíssimo de Arouca...

No mesmo local...

Algures entre Arouca e Castelo de Paiva...

Mais uma subida "À home"...
Início duma das melhores descidas...

O Douro, finalmente...

A dolorosa subida para Canedo, mal nós sabíamos que até Fiães, ainda havia pior...

Já depois dos Carvalhos e praticamente am casa, 130 km feitos...


Se não pedalares...não sabes o que perdes

segunda-feira, 22 de março de 2010

A maldita...autoestrada



Foi a Sandim, que eu desta vez decidi visitar, na minha "encasquilhada" Stumpjumper.

Sabia que ía ser muito duro, pois das vezes que por lá pedalei, quase sempre fui de carro e regressei de carro e empenei.Desta vez saí de casa de bike , em Avintes já andava pelos montes.

Os trilhos de Sandim continuam do melhor, estão mais limpos do que há uns tempos atrás, mas as tempestades de à uns dias deixaram muita árvore caída.


Triste fiquei quando passei naquele que é um dos melhores trilhos de Gaia, e este estava cortado ao meio pelas obras da autoestrada. Uma Calçada perto de Sanguedo aí com 1000 mts de extensão e que dava um gozo tremendo a subir. Está condenada, para já ainda lá se passa mas vai ser so, de pouca dura.

Se não pedalares...

terça-feira, 16 de março de 2010

Pedalar de tarde e acabar de dia...

Hoje saí com o Filipe, para uma grande volta de fininha.


Eram 14,30 e estava no ponto de encontro para algo de novo, pelo menos um dos pontos do percurso, visto que 90% do mesmo já conheço de ginjeira.

Então a volta foi, saír de Gaia, passagem por Silvalde, subir a Santa Maria da Feira. Por aqui combatemos a famosa parede à saída da nacional, metemos à subida para a Big Cansil, atravessamos a Nº1. Aqui enfrentamos com todos os "cojones", os 4 km de descida na traseira de um cisterna, quase a "meio fundo". Nas Caldas, viramos para Fiães e aqui está a novidade, pois já o tinha feito mas no sentido contrário. Neste sentido , sobe mais... dá mais gozo!
Depois em Fiães vira à esquerda, para a parte mais aborrecida da volta. O regresso a Gaia pela Nacional 1, chato e inclusivé perigoso à hora que o fizemos e por ser dia de semana.



Uma situação espectacular, é o facto destas voltas já um pouco longas, ainda darem para que se chegue a casa de dia.

Se não pedalares...

domingo, 14 de março de 2010

Mais uma vez a Assunção...


Esta semana já a dar o litro, começou com uma terça-feira à homem. Eu e o Fernando fizemos um treino por Valongo, que já não fazia desde o Verão passado. Saír e chegar a casa de bike, com subida a Pias.
Foi um fantástico treino, principalmente para o Fernando que foi no sábado seguinte, a Ponte de Lima para um passeio de 100 km.

Passados dois dias, fininha na estrada e jurei castigar-me, se a volta descesse abaixo dos 26 Km/h de média. Missão cumprida, por pouco (26,2), mas cumprida. Nesta volta ainda tive a ajuda dum colega do pedal, que levava o equipamento da RodaBike e que me cedeu a roda dele, para a subida a Sandim...e que subida!
Pouco vento, sol no seu esplendor, muito boas as voltas agora.

Sábado de manhã, a subida à Assunção. De referir que me assustei a última vez que lá tinha ido. Pouco treino e freca alimentação fizeram com que a subida me custasse muito. Lenta e penosa. Não me deu gozo nenhum e terminei-a, com 31 min, quando o meu melhor lá, são os 24, 37. Impressionante a diferença.



Desta vez lancei-me à subida e ataquei logo de início. Continua penosa, essa maldita subida, mas desta vez já me deu gozo. Senti-me forte e já a acabei em 25,56, longe do meu melhor, mas bem longe do meu pior.

Domingo descansei.

Se não pedalares...

sábado, 6 de março de 2010

A chuva, o vento, as mulheres, etc

O tempo continua mau, é verdade. Temos vento e chuva que dá para todos e ainda sobra. Venha um Verão a condizer.

Ainda assim e visto que nos estamos a aproximar dos passeios que mais adoro fazêr, os que levam 100km e um dia inteiro agarrado ao Handlebar, não há nada a fazêr, tenho mesmo de treinar e é com imenso gosto que o faço, adoro andar de bicicleta.
Assim esta semana tive 3 saídas, uma a solo no monte (não se faz já sei), outra com o meu amigo Filipe, para uns espectaculares 60 km de boa pedalada, com direito a passagem pela Vila de Crestuma e hoje fui experimentar uma volta que andava à muito no meu imaginário. Saída directa ao Furadouro, subida a Santa Maria da Feira com passagem pela Big Cansil e depois a cereja em cima do topo do bolo... o regresso por Canedo. Depois de tanto tempo a rolar, sabe bem subir e descer.



Hoje só fomos 2 e logo 2 que andam igual. Fantástico! Nem meio dia era e já estava em casa, satisfeitinho de andar de bike.

Quanto ao resto da malta, o título diz tudo, mas as desculpas não fogem do habitual. Quando não é do tempo... coitadas das mulheres que nem pedalam, mas elas é que têem culpa, hehe.

Se não pedalares... não pedales, eu pedalo por ti.