domingo, 28 de fevereiro de 2010

Mais um viciado?

Pois é. Se há vertente do ciclismo que vicia é o de estrada e o Nuno Silva acabou de cometer um grande erro... Comprou uma CR1, e agora?

Já diz que vai desistir do ginásio e tudo. Viciou.

Saímos com um imenso temporal, clima aliás que não tem dado tréguas a quem pratica desportos de outdoor e lá fomos a caminho de Recarei, na primeira saída do Nuno.
Logo no início apanhamos uma simpatia dum homem, que acabou por percorrer os 70 km deste fabuloso passeio connosco. 62 anos mas ninguém diria, uma jovialidade contagiante e um amôr ao desporto pouco visto... aquele sem vaidades. Faço desporto porque me faz bem, marcas não é comigo. E atenção que quem o visse a pedalar, não lhe dava, nem metade dessa idade. Eu que o diga que fui na roda dele em quase tudo o que era subida.

Que dizer do Nuno? Uma criança de 9 anos que recebeu a primeira bike??

Não, um homem de 30 e poucos , que mesmo assim parecia esse menino, tal a satisfação com que pedalava naquele belo quadro.

70 km 03h25, paisagens do melhor e com um temporal do catano... vai buscar!

Senão pedalares... numa TT, pedala numa de estrada.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Palavra de ordem...Treinar


Esta semana recomecei os treinos de forma mais séria. Já não o fazia desde o Natal, aonde por força das festas e do mau tempo que se tem vivido cá por Portugal, dei-me à preguiça e o resultado disso, foi uma péssima prestação na Subida à Assunção a semana passada. Foi um toque de despertar.

O problema não é a prestação, pois eu não sou grande adepto das corridas. Prefiro as saídas por puro gozo, embora puxadas, agora as sensações que nessa subida a bike me transmitiu não foram boas e isso é que não.
Quando saio de bike, tem de ser para curtir, mesmo quando sofro e quem não treina, não goza, só sofre e foi o que sucedeu.

Esta semana esteve mau tempo, mas não perdoei. Peguei na estática e pedalei como se não existisse amanhã.
Quarta feira com ventos ciclónicos e chuva torrencial, o vício foi mais forte e tentei pedalar. Foi um terror.
O vento sacudia-me para todo o lado e quando o apanhava de frente, parecia que estava a subir a Mizarela, impressionante. 22 km de puro sofrimento.

Hoje... sexta feira. Saí para uma das saídas habituais À volta da 222 e pimba, a confirmação. Além de ter melhorado a prestação, ficando esta quase ao nível pré-natal, as sensações transmitidas pela bike, foram boas. Respiração e pulsações facilmente recuperadas, pernas a responder e uma facilidade em subir de que já não me lembrava. Assim sim.

55Km, 26/km/h de média

Vêem aí grandes passeios na primavera e para se estar bem para eles, temos de deixar o sofá. Palavra de ordem...treinar!

Se não pedalares...

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A Assunção é má...


Mas que raio!!

Porque diabos por muito bem que esteja, me custa sempre tanto subir a Assunção em Sto Tirso. Desta vez fiz 31 min, o que é péssimo, mas mesmo quando o fiz em 24, quase morria.
O que mais me surpreende é que desta vez, nem sequer ia a andar para o "cronómetro". Prometi a mim próprio efectuar a subida a baixo ritmo para não me esgotar. É que lá do alto a Gaia (regresso), ainda vão 40 km e das vezes em que subi de "esgalha", esse 4o foram feitos a penar.
Não serviu de nada... mesmo nas calmas, cheguei lá cima pior que o chapéu de um pobre, TODO ROTO".



Mas não me interpretem mal, quem me conhece sabe que é disso que eu gosto no ciclismo. O sofrimento faz parte e sem este nem valia a pena sair de casa.

O que eu estranho é que após subir a Estrela, o Alvão, a Sra da Graça e o alto da Freita, estes 400 mts de desnível em apenas 6 km, me meterem tanto respeito, Foooonix!

A companhia foi do melhor e depois de atacarmos a Assunção, o Miguel deu a ideia de atacarmos S. Miguel e o Aeródromo...brutal. O Furriel não se fez rogado e acompanhou-nos mais uma vez de roda 26, a mostrar que continua em grande forma.

No final foram 85 km à média de 23 Km/h e um excelente empeno.

Eu tenho uma amiga chamada Assunção que é uma jóia, mas esta, a outra, a de Sto Tirso...é má!

Se não pedalares...visita o Monte Cordoba e a Nossa Sra. da Assunção.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Depois da Bonança é que vem a Tormenta??

OK, OK, então o homem não actualiza o blogue? Pois não, este cantinho serve para ir mostrando um pouco a minha relação com o ciclismo (amador, mesmo, mesmo amador) e dar a divulgar este belo desporto a quem o visita e a razão porque não publiquei nada durante este periodo é porque não pedalei, hehe.

Dediquei-me à pesca. Foi a bonança total em termos de pedaladas, o que é péssimo, pois como todos os vícios, este que cria grande dependência psicológica, foi acumulando uma tensão que só foi libertada depois de quase 100 Km a rolar e não foi uma voltinha à beira mar. Não esta tinha montanhas e subidas com boa inclinação seguida de boas descidas. Falo da volta a castelo de Paiva, que é um bom empata pernas.

É claro, que o outro vício também conta e não contente com o empeno, de tarde lá fui novamente à pesca, hehe.

Depois dumas horitas de sono, fomos para o monte a matamos mais 37 km de bom BTT, como é apanágio dos "Domingueiros de Valongo" aos domingos de manhã, estes sim verdadeiros amantes do ciclismo e pessoas que respeitam os outros, até cumprimentam outros ciclistas e tudo.

Desta feita atacamos os trilhos de Canelas, Pedroso e Avintes.

Aqui está o Hugo a zupar trilho acima em Canelas...


Eu diria que foi a Tormenta depois da Bonança...

Se não pedalares...

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Os grandes do nosso tempo...

Como muitos sabem. Sou um cliente assíduo da nossa 222. É por ali que dia sim, dia não, ponho quase sempre, a fininha a rolar e como devem compreender, já começo a conhecer alguns clientes desta loja, tão ou mais assíduos como eu.

Hoje não foi excepção e lá fui eu dar a minha voltinha de ciclista lúdico como a maior parte dos tais outros ciclistas, com quem me cruzo. Foram 55 km debaixo de alguma chuva e feitos em aproximadamente duas horas.

Até aqui tudo normal.

O que me tem feito confusão é o seguinte: Eu cumprimento todo o ciclista com que me cruzo, por uma questão de identificação/respeito pelo sujeito em causa. Como resposta uns cumprimentam e depois há umas certas e determinadas bestas, que mesmo a olhar para uma pessoa fazem de conta que não viram o cumprimento.

Aí está... hoje na 222 passei por três dessas bestas. Já tenho passado por elementos de equipas que integram o nosso curto e elitista pelotão de profissionais, que demonstram sempre uma simpatia inquestionável com os seus pares, embora amadores e depois aparecem esses "caga-saquinhas", armados em celebridades.

Enfim são os grandes do nosso tempo e desculpem o desabafo, mas é realmente algo que tem mexido comigo. Qualquer dia canso-me de cumprimentar gente que não merece e deixo de cumprimentar também e aí a, besta sou eu.

55Km, 02h17, média de 23,9 Km/h. Vento de frente, chuva e essas bestas. Tirando as bestas, não podia pedir melhor.

Se não pedalares... cumprimenta quem te cumprimenta a ti.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Mais do mesmo...nahhh


Depois de um domingo de descanso, veio uma segunda feira de luxo. Fim de tarde e 12 Km em grande ritmo de corrida. Fantástico empeno.

Sem dúvida que o bichinho está a pegar e já começo a pensar seriamente no duatlo e numa meia maratona, antes deste fim de ano. Tudo por desporto e pela experiência, pois quem me conhece , sabe perfeitamente que não é pela competição que o farei. Será mais uma experiência e o quebrar de mais uma barreira, que à bem pouco tempo era impossível de derrubar.
É na dificuldade, que nos tornamos melhores, aos nossos próprios olhos.

Na terça, logo a seguir aparece o Nuno GT e lá atacamos Canelas, donde partimos para a praia, aonde deglutimos umas bebidas energéticas (super bock stout no meu caso) sob um sol e um céu azul espectacular.

Foram 41 Km à média de 16 km/h . Um bom treino.

Na parte da tarde, fiz algo de maravilhosos, hehe. Algo que não fazia à mais de 2 anos e que foi absolutamente mágico, embora tenha vindo de mãos a abanar. Uma pesquinha!
Fim de tarde espectacular e lá me meti eu debaixo da Ponte da Arrábida, com duas das melhores canas que tenho, municiadas com bicha do rio, hehe, a tentar enganar um ou dois robalos. Não tive sorte, amanhã vou tentar de novo.

Se não pedalares... experimenta uma pesca, bem relaxante.