quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Assim sim...


3 dias...cerca de 130 Km percorridos, já não é um mau saldo e o melhor é que confirmou aquilo que eu já sabia, que tenho sempre pregado, mas que não tenho cumprido... Se tens tempo, porque não pedalas?

Tenho-me dado à moléstia, desde o Natal, sabe bem, mas faz muito mal. Nestes 3 dias já me sinto outro e espero que a febre dure. O tempo também tem ajudado.
Foram dois dias de fininha, sempre a rondar a 222, pois é excelente estrada para treinar, ou sobe ou desce. Hoje apareceu o Nuno e mais uma vez, atacamos os montes aqui à volta de Gaia.
Desta vez, começamos em Avintes para terminar em Pedroso, com a passagem pela confeitaria das boas Bolas de Berlin. Américo, estás a faltar, tu que tanto gostas de lá passar!

Hoje desviei do meu percurso um bocadito, para ír mostrar ao Nuno um dos melhores spots, de Gaia, para tirar uns robalos...o Cais do Esteiro. É também um dos sítios mais calmos e bonitos que conheço para pescar, na zona ribeirinha de Gaia.


O tempo hoje, com um céu azul celeste e um sol primaveril não condizia com a temperatura, tal era o frio que estava, mas isso depois de duas pedaladas, foi facilmente ultrapassado.

Então tivemos... clima excelente, trilhos excelentes, companhia do melhor, preta, bola de berlim... txxiii, bela manhã.

Se não pedalares... vai ao Cais do Esteiro pescar

domingo, 24 de janeiro de 2010

Apareceu o Papatrilho...

Veio o sol...

3 voltas esta semana. Terça feira, 16 patéticos Km debaixo de um verdadeiro dilúvio. Raramente me acontece, mas desta vez fiquei mesmo aborrecido com o tempo e com o facto de andar no monte a "arriscar", sozinho. O terreno estava perigoso e não me estava a dar muito gozo.

Quarta feira à noite, liga-me o Nuno, esse desaparecido, a pedir "um empeno", desejo concedido, logo na manhã seguinte. Canelas e Pedroso em 32 Km, embrulhados em 890 metros de desnível acumulado positivo. Um bom treino, que espero que ele tenha gostado. Quanto ao empeno... objectivo cumprido, hehe!

Ontem (sábado), já foi a sério, com o meu amigo Pedro e de fininhas, atacou-se Canedo e a Nacional 1, em 56 Km, que pecaram por causa, não de um, mas de dois furos meus, ou melhor, acho que o mesmo"pico" me furou duas camaras de ar, ainda não fui ver isso.

Amanhã vou atacar Castelo de Paiva, pois ando mesmo a precisar "eu" de um empeno valente e vai ser logo a uma 2ª feira de manhã, para começar bem a semana.

Se não pedalares...

domingo, 17 de janeiro de 2010

Tempo chôco...

Semana de pouca mobilidade ciclistica, muito em parte por culpa deste maldito clima que não nos deixa. Ora está frio, ora está chuva e um gajo perde a vontade de a pôr de fora... a bike claro!
Ainda assim e em clima de dilúvio, saí na quarta feira, aqui pela beirinha de casa, na bela Serra de Canelas e não dispensei uma corridinha, também à chuva, no sábado.
Hoje não perdoei e rumei a Valongo, aonde encontrei o Nuno e o Fernando, a resistência dos domingueiros, que anda tudo morto. Como foi uma semana fraca, hoje apostamos em batêr os 3 maiores cumes ali das redondezas. Sanatório, Pias e Santa Justa.




Foram 32 Km bem sofridos, isto porque as subidas são longas e as descidas rápidas. Sem chuva e com uma temperatura amena. Só aquele nevoeiro cerrado, mostrava como este inverno, duma maneira ou doutra nos tem pregado rasteiras. Tempo chôco, mesmo.

Se não pedalares... deixa-te estar em casa que o tempo anda mau

sábado, 9 de janeiro de 2010

A orelha azul...

Vaga de frio...tempo seco...sábado de tarde...telefonema do pedro... PEDALADA!
Assim foi. De Sto. Ovídio arrancamos os dois em direcção à barragem e como destino, antes de regressarmos ao interior, passagem pela beira mar, até à Madalena.

Frio cortante, mas não nos cortou o ãnimo. Bem equipados lá fomos mantendo as extremidades quentes... bem quase tudo, pois logo ao fim de 3 Km, apareceu uma orelha azul, sabe-se lá de onde, hehe.

Ainda não tinhamos chegado à Barragem de Lever e liga mais um "mártir", não se chamasse ele, Furriel, nome bem alidado a bravura e valentia.

-Vamos pedalar?

-Eu Já estou a pedalar amigo!

-Óptimo, encontramo-nos na Ponte D. Luís.

-Excelente, até já.

Madalena, nem pensar, esticou-se logo a corde e o objectivo passou a ser a Granja.

Entretanto anoiteceu e se de dia estava frio, então depois do sol se pôr...

Foi um excelente sábado à tarde, já a lembrar (não por causa do clima) as pedaladas de Verão e a mostrar que estamos cá para o que der e vier. Frio...Qual frio!

Foram 64 Km à média de 24.4 Km/h

Se não pedalares...não sabes o que andas a perder.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

E a fininha...

A fininha já rola.
50 Km na terça feira e 51 Km hoje. Acabou a chuva, veio o sol.

Sem dúvida que o Btt é um desporto fantástico. O contacto próximo com a natureza, acalma que se vive num bom passeio de Btt é algo de incomparável com outros desportos, agora pedalar puro e duro é na estrada. Já tinha imensas saudades.

3ª feira, lancei-me numa luta contra o vento gélido, na Nacional 109, a caminho de Esmoriz. Para lá não foi mau, pois o vento embora forte e frio, era lateral. No regresso... acho que nunca andei tão devagar na fininha. Vento frontal e de cortar a respiração.

Hoje fugi ao Mar e lancei-me na pior estrada para praticar ciclismo de que tenho memória... a Nacional 1.

Felizmente só o fiz até ao cruzamento para a Big Cansil aonde virei para uma das melhores estradas para praticar ciclismo de que tenho memória, HEHE! A que liga a Nacional 1 à 222, que passa por canedo.

Bom piso, pouco trãnsito, natureza abundante e não tem, uma única recta. Ousobe ou desce , ou vira à esquerda ou à direita. Excelente!

Amanhã regresso à fininha, pois quero aproveitar ao máximo o bom tempo. Chegando as chuvas, vamos para o monte.

Se não pedalares...

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Passeio de Inverno Marão 2010

Pelo 4º ano consecutivo, rumei ao Marão, no primeiro fim de semana do ano, para levar empeno.
Não saí desiludido!



Meu companheiro de viagem, este ano, o grande Root, teve a amabilidade de me dar boleia e como combinado eram 7h00 e a chover torrencialmente, lá nos encontramos para percorrer os 100 Km que nos separam de Vila Real.
Claro que o tema de conversa tinha de ser, as péssimas condições climatéricas que vivianos aquela hora e como não estariam piores aos 1000 mts de altitude.

ASUSTADOR!

Chegados a Vila Real e a chuva parecia não dar tréguas. Enquanto esperavamos pela partida foi sempre a bombar. Curioso que mal partimos e durante todo o passeio não choveu ou choveu muito pouco.
Seja como for. O terreno estava "PAPA" e isso para quem conhece o btt e mais propriamente o Marão, sabe que os 30 Km que nos separavam da cota máxima, íam ser muito dolorosos, e foram mesmo. Se não levasse o GPS e me dissessem aos 30 km que já levava 50, eu acreditava na boa, tal era já o empeno.

Mas como tudo o que sobe tem de descer, veio a meu ver a surpresa deste VII passeio de Inverno dos Bila Bikers. As hiper técnicas descidas, que nos trouxeram de volta a Vila Real. Rápidas, húmidas, sinuosas... testaram, perícia e mecãnica de pilotos e máquinas e foram um consolo de percorrer depois de tanto ter subido.

Banhos quentes e com todas as condições e almoço divinal, com um excelente tinto da região a acompanhar.

De referir que o reforço, foi Porco no Espeto que é o que muitas organizações oferecem de almoço a cobrar a mesma quantia. Portanto, quando me dizem que ír aos Passeios de Inverno dos Bila Bikers é caro, eu respondo, que há muitos passeios mais baratos que saem mais caros.

Passeio de Inverno 2011, pode contar comigo. Haja saúde para tal!

Se não pedalares...dá um passeio pelo Marão, bem bonito.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Dia 1...1ª pedalada

Já de noite, mas sem perdão, eu e o Hugo, fomos queimar duas ou três, das rabanadas, que já começam a fazêr pneu, por trilhos e caminhos de Gaia.

Foram cerca de 35 Km, em cerca de duas horas.

Depois de descer a iluminada Avenida da República, passar pelo Cais de Gaia e Afurada, paramos já na Madalena para o café, sim café, não está clima para pretas, no café Maru.

Logoa seguir ao Maru, começamos a subir. Primeiro bocadinho de monte, os trilhos junto ao estaleiro da Cãmara Municipal de Gaia e que nos fazem atravessar a linha da Costa da CP.

Mais um pouco de estrada, zona industrial de Canelas e de lá fui mostrar um bocadinho do que a Serra de Canelas tem para oferecer, sobretudo as calçadas dos Caminhos de Santiago.

Na Serra de Canelas, ainda fomos brindados com uma verdadeira cena de terror. Dois belos set´s de bruxaria com velas, produtos alimentares e sabe-se lá que mais que nem quis olhar muito para aquilo... Bruxas, nem vêlas.

Enfim, começar o ano assim, é sempre excelente. Haja saúde para mais 30 ou 40 passagens de ano destas.

Se não pedalares... tem um ano recheado de felicidade e prosperidade.