sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Olival... terra de cogumelos.

Ontem foi dia de reconhecimento. Um daqueles dias em que se pega no gps e vamos vaguear, por onde passar-mos, gravamos.

Mesmo antes de chegar a Perosinho já andava eu a trilhar novos caminhos, embora estes já marcados. As setas no chão e as fitas nas árvores, garantiam que não ía ter a nenhum terreno privado ou pior ainda a alguma quinta sem algum tipo de vedação e cujos donos ainda por cima, calharem de ser gente intratável. Já me aconteceu antes!

Entre os trilhos novos que percoria, fui cruzando, com trilhos já conhecidos e percorri alguns, pela primeira vez, em sentido inverso. Um deles a "Casa Assombrada".

Surpresa tive no Olival, aonde encontrei uns fabulosos cogumelos, ao estilo "Casa Estrunfe", com algumas dentadinhas dum qualquer bicho do mato. Deve andar por aí, completamente alucinado, hehe.


Foram 718 mts de acumulado ascendente, em 32 km, percorridos em cerca de 2 horas.

Pedalada descontraída mesmo. Já há algum tempo que não me dava tanto prazer "passear", pelo monte. Caía uma morrinha e o monte cheirava a terra, o frio não chegava a incomodar e o vento era ausente. Cheguei a casa satisfeito e sem empeno!

Os cogumelos não sei se eram mágicos... os trilhos eram!

Se não pedalares...

domingo, 22 de novembro de 2009

Solidário Setup...


Faltam cerca de duas semanas para o Solidário de Valongo 2009 e hoje foi o primeiro dia de reconhecimento, daquele que esperemos seja um belíssimo passeio pela Serra de Valongo.



Amigos que têm andado ausentes (Miguel Nunes e Fernando Socorro), hoje apareceram, para um Domingueiro de lama, chuva e frio e até parece que não deixaram de pedalar. Estão em forma!
O domingueiro até rendeu, pois metade do trajecto do Solidário, já está desenhado. Nos primeiros 20 Km, podemos garantir, que dos melhores trilhos de Valongo, vão ser servidos. Para a semana vamos reconhecer o restante e esperemos que, os próximos Km, sejam tão bons como os primeiros.

No total do passeio de hoje contabilizamos 32 Km em 875 metros de acumulado ascendente e à média de 12,5 Km/h.

Se não pedalares... dia 13 de Dezembro abre uma excepção e vem ao Solidário de Valongo.

sábado, 21 de novembro de 2009

Troco 40 por 5...

Pois é, quinta feira fui matar saudades e em vez de pegar na Stumpy, agarrei nas Reebok DMX Foam e fiz-me à estrada...ou aos passeios, conforme o estado do piso dos mesmos.
Isso mesmo, fui correr e sabem que mais... o bichinho pegou e hoje fui correr outra vez. Mesmo a chover a cântaros , equipei-me e lá fui eu.



A corrida é engraçada, pois em 1 hora arruma-se o treino e o empeno é gritante para as pernas. Principalmente nestas primeiras vezes, visto que há um ano e meio, não praticava.

Seja como for, já estou inscrito num fórum de atletismo (aqui) e não descarto a hipótese de num futuro, me inscrever em uma prova de Duatlo para experimentar. Falei recentemente com um atleta da modalidade e pareceu-me bastante atractiva.

Se alguém estiver interessado em acompanhar-me numa ou outra corrida a passo bastante lento, eu agradeço a companhia.

Se não pedalares... 40 Km... corre 5 e vê como ficas!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Circuíto de Canelas...


Foi ontem. Voltei ao local do crime em dia de temporal e o objectivo era: Explorar a Serra de Canelas até à exaustão, de forma a conseguir um circuíto de duas ou três voltas, que somasse mais coisa menos coisa 40 Km.



Sou sincero... não sou grande fã de circuítos e em Canelas principalmente, pois os single-tracks e o sobe e desce constante, em menos de 20 Km, rebentam as pernas a um tipo... dos duros.

Mas cumpri o objectivo, dos 15 km que fiz por lá, antes de ir até à praia, quase metade foram em trilhos novos, ou que já não visitava à muito. Ora estes novos com os que eu já costumava percorrer, já permitem em 2 ou 3 voltas, cumprir o objectivo.



Agora só resta esperar que o parceiro que propôs o desafio (Américo), ganhe "tomates", para o empeno.

Se não pedalares... compra uma Cannondale e tira-lhe fotos.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Canelas X2...

Hoje foi assim.

Dois Domingueiros e muita vontade de pedalar. Atacamos a Serra de Canelas duas vezes. Uma à ida para a Granja e outra no regresso, já de noite. O ritmo foi excelente e para mim foi a primeira vez que fiz no mesmo dia, duas secções de Canelas.

Foram 45 Km bem divertidos com direito a preta e tudo.

A lama e o ritmo imprimido, foram o suficiente para nos primeiros 10 Km, nos deixarem a ferver, mas não desanimamos e fizemos dois melhores 45 Km, que se podem fazer por Gaia. Do monte à praia... a prova de que por cá, não falta beleza natural.


Já no fim do passeio, fizemos a segunda ronda por canelas, num clima fantasmagórico. Frio, escuridão, nevoeiro e uma subida digna desse nome, foram a cereja no topo do bolo.



Não me posso esquecer de que o Américo foi uma excelente companhia, como sempre, embora passe a vida a chamar-me de "monstro", hehe.

Se não pedalares... dá uma caminhada pela Serra de Canelas.

domingo, 8 de novembro de 2009

Os trolhas do Grafitti...


Depois dum excelente nocturno, na quinta-feira passada e duma ida a Fátima de fininha falhada, no sábado, devido ao mau tempo, só hoje agarrei na Cannondale, para bater os trilhos de Canelas.
Comecei de dia e acabei de noite... adoro isso!

Andei por Canelas cerca de 10 Km, aquilo é pequenino, mas não parei, hehe! Apontei a oeste e praia aí vamos. Vento de frente, cortante como é apanágio deste Outono, estavam as condições ideais criadas para o auto-empeno. Lutamos contra a dor, contra os elementos...venha! Manda tudo o que tens!

Temos que nos enervar.

Como brinde fui descobrir um trilho, por onde já não passava à muito, sinceramente, porque não descobria a entrada, mas hoje não me fugiu.

Foi tudo bom, não fosse um Javardo/Trolha/Analfabeto/Grafiteiro de péssiam qualidade, ter-se lembrado de pintar a branco uma das recentes marcações do Caminho de Santiago, em plena serra de Canelas.

Para ele, o desejo de uma boa dose se Sida ou de Peste Negra ou então que um dia lhe caia a lata de tinta em cima da ferramenta e que esta tenha de ser amputada. Para esses FDP, não é pedir muito!

Se não pedalares... ao menos não estragues!

domingo, 1 de novembro de 2009

Boneca 5*+...


Foi espectacular o passeio proporcionado pelos nossos amigos do Btt Douro e atenção que eu adoro andar de bike e digo isto muitas vezes, mas sobre este percurso, não o digo da "boca para fora".
É mesmo algo de fantástico.


Não minto se disser que é durinho, sente-se nas pernas, mas as vistas sobre o Douro, a natureza e os trilhos limpos que por ali abundam, foram uma agradável surpresa.
A companhia não foi pior. Dois guias que demonstraram que o btt, por ali está bem de saúde e não nos deixaram vir embora sem estarmos completamente satisfeitinhos. Os Domingueiros presentes? Mais do mesmo. Galhofa constante, faro sempre atento ao próximo "tasco", pedalada forte... enfim nada de "panisguices" ali. Malta mesmo do melhor.




No fim levamos o "tratamento". Por ali também se come e bebe bem e nós não nos fizemos rogados.

Este track vai para o arquivo dos trajectos - FUCKING AMAZING!

Fica a promessa de deixar algumas fotos, assim que me venham parar ao PC.

Se não pedalares... quê??? Tens de pedalar!!